PUBLICIDADE

América Latina

Chávez apresenta melhora e situação é "favorável", diz vice

13 dez 2012 - 20h51
(atualizado às 22h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A condição do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apresentou melhora e evoluiu para um quadro "favorável", anunciou no início da noite desta quinta-feira seu vice, Nicolás Maduro. Chávez, que passou por uma delicada cirurgia de seis horas nessa terça-feira, encontrava-se antes em situação "estável". "Nas últimas horas, o processo de recuperação evoluiu de estável a favorável, o que dá condições para manter o diagnóstico de uma recuperação crescente na situação do comandante Hugo Chávez", disse Maduro.

Chávez com espada de Simón Bolívar durante reunião de gabinete em Miraflores (foto de arquivo de 10 de dezembro de 2012)
Chávez com espada de Simón Bolívar durante reunião de gabinete em Miraflores (foto de arquivo de 10 de dezembro de 2012)
Foto: Oficina de Prensa de Miraflores / AP

Mais cedo na tarde de hoje, o ministro da Comunicação venezuelano, Ernesto Villega, fez um pronunciamento em Caracas no qual informou que o presidente passara por "complicações" durante o procedimento cirúrgico, classificado como "complexo" e delicado" pelos representantes do governo em Caracas.

"Ocorreu uma complicação por causa de uma hemorragia imprevista, que foi controlado oportunamente, mas significou uma situação difícil em seu momento", admitiu o vice-presidente, antes de destacar que a evolução "permite manter o diagnóstico de uma recuperação crescente, mas de qualquer modo, uma operação desta envergadura exige processos pós-operatórios delicados e prolongados".

Chávez chegou à capital cubana na segunda-feira, 10 de dezembro, para se submeter uma nova fase do tratamento oncológico. Trata-se da quarta operação em 18 meses, desde que, em junho do ano passado, foi diagnosticado com câncer.

O presidente foi recentemente reeleito para um inédito quarto mandato na Venezuela após inúmeras dúvidas sobre sua própria participação no pleito. Mas a incerteza da situação de Chávez abre espaço para especulações sobre o futuro político em Caracas. Caso o presidene reeleito esteja impedido de assumir o posto para os próximos seis anos, novas eleições podem ser convocadas.

Com informações de Reuters e AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade