PUBLICIDADE

América Latina

Centenas saqueiam supermercados e enfrentam a polícia em Bariloche

20 dez 2012 - 19h25
(atualizado às 22h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos seis supermercados foram saqueados nesta quinta-feira na periferia da cidade turística de San Carlos de Bariloche, na Argentina. Os distúrbios começaram ainda pela manhã, quando um grupo de aproximadamente 100 pessoas invadiu a primeira loja. Foram levados produtos alimentícios e até televisores de plasma. Os manifestantes reclamam de falta de condições financeiras e dizem que estão passando fome. De acordo com o jornal Clarín, os saqueadores são dos bairros mais pobres da cidade.

Pessoas saem de supermercado recém saqueado carregando aparelhos eletrônicos
Pessoas saem de supermercado recém saqueado carregando aparelhos eletrônicos
Foto: AP

Quando a polícia chegou, houve confronto com os manifestantes, que lançaram pedras e até incendiaram carros. Os agentes revidaram com balas de borracha e bombas de efeito moral. O governo da província de Río Negro enviou reforço de 150 policiais para a cidade. Não há informações sobre feridos e, segundo o jornal La Nación, pelo menos uma pessoa foi detida.

"Estamos morrendo de fome. Há muita necessidade. Eu tenho dois filhos e não tenho o que comer", disse uma manifestante à agência local ANB. Para as autoridades, os saques foram promovidos por “grupos organizados que buscaram gerar um cenário de comoção político-social que não condiz com a realidade”. 

Saques em Rosario

Outros supermercados foram saqueados nesta quinta-feira em Rosario, na província de Santa Fe. Após uma enxurrada atingir a cidade na última quarta-feira, cerca de 50 pessoas que protestavam contra os estragos provocados pela chuva invadiram e levaram produtos de dois estabelecimentos comerciais. A polícia foi acionada, mas não houve confronto. Os dois supermercados ficam nas ruas Amenábar e Cochabamba, respectivamente, numa das regiões mais afetadas pela tempestade de ontem.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade