PUBLICIDADE

América Latina

Cataratas do Iguaçu são fechadas por causa de inundações no Paraguai

26 jun 2013 - 15h04
(atualizado às 15h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Arco-íris sobre as cataratas do Iguaçu, em foto de abril de 2013
Arco-íris sobre as cataratas do Iguaçu, em foto de abril de 2013
Foto: AFP

As chuvas e inundações na bacia do rio Paraná, entre Ciudad del Este (no Paraguai), Foz de Iguaçu (no Brasil) e Puerto Iguazú (na Argentina), provocaram o fechamento das famosas cataratas do rio Iguaçu, compartilhado por Brasil e Argentina.

As inundações já afetaram 700 famílias no território paraguaio, divulgou nesta quarta-feira a Secretaria de Emergência Nacional (SEN). A água alcançou as passarelas e os binóculos fixos por onde caminham os turistas, afirmou a imprensa de Ciudad del Este, na tríplice fronteira.

As chuvas contínuas que caem sobre a região desde a sexta-feira passada obrigaram as autoridades responsáveis pela hidrelétrica de Itaipu a manter as comportas abertas para deixar passar a água do reservatório. A hidrelétrica está localizada a 16 km de Ciudad del Este.

A cheia incomum do rio Paraná, que é um dos maiores rios da América do Sul, afetará pelo menos duas mil famílias, ou 10 mil pessoas, apenas na região da Ciudad del Este e em localidades próximas, alertou o SEN em um comunicado.

Em Ayolas, 500 km mais abaixo, nas proximidades da represa da hidrelétrica paraguaio-argentina de Yacyretá, 300 famílias foram afetadas. De acordo com uma estimativa de especialistas do governo, as casas afetadas chegarão a 800.

"Funcionários municipais, policiais, bombeiros e cidadãos ajudavam a retirar as pessoas entre segunda e quarta-feira" em Ciudad del Este, informou à AFP Antonio Del Puerto, porta-voz da comunidade local.

As chuvas vão começar a diminuir entre quinta e sexta-feira, mas a frente fria, com temperaturas que giram em torno de 10 graus, permanece no fim de semana, divulgaram fontes do Instituto de Meteorologia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade