PUBLICIDADE

América Latina

Casal gay do Equador entra na justiça em busca do direito de se casar

8 ago 2013 - 22h04
(atualizado às 22h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Duas mulheres que tiveram negado o pedido de casamento no Registro Civil do Equador anunciaram nesta quinta-feira que vão recorrer a instâncias nacionais e internacionais para que o direito de casarem-se seja respeitado.

"Estaremos na próxima terça na sala de sorteios da Função Judicial para apresentar uma ação de proteção" por causa da recusa do Registro Civil de formalizar o casamento, disse nesta quinta-feira Pamela Troya. Ela não descartou, inclusive, levar o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos para garantir o direito de se casar com sua companheira, Gabriela Correa.

Para Pamela haveria uma "violação de direitos", sobretudo do que garante igualdade de todas as pessoas perante a lei. Se a reivindicação não for atendida na justiça, o casal pretende ir até a Corte Provincial e a Corte Constitucional, máximo organismo de controle legal do país e que, segundo Pamela, pode fazer uma interpretação do caso.

"Não estamos pedindo que se modifique a Constituição, pedimos que haja uma leitura interpretativa" do artigo que estabelece que o casamento só se contrai entre um homem e uma mulher, "o que viola outras considerações constitucionais como a igualdade de direitos perante a lei", apontou.

O casal entrou com uma ação de proteção, que "é um recurso que qualquer cidadão pode utilizar quando sente que seus direitos foram negados", acrescentando que o caso pode criar a jurisprudência necessária para que outros casais homossexuais possam contrair matrimônio.

"Não se trata só de reivindicar o casamento, mas de reivindicar que todos somos iguais perante a lei", disse. "Estamos no século XXI, superamos o obscurantismo há muito tempo", ao citar que 16 países no mundo já incluíram o casamento homossexual na legislação.

O Registro Civil de Quito divulgou ontem um comunicado no qual pedia que Pamela e Gabriela que completem "os requisitos estabelecidos na Constituição da República e no Código Civil", para dar continuidade ao trâmite de casamento.

A agência de identificação lembrou que a Constituição estabelece que "o casamento é a união entre homem e mulher" e que o Código Civil diz que o "casamento é um contrato solene pelo qual um homem e uma mulher se unem a fim de viver juntos, procriar e ajudarem-se mutuamente".

O casal interpretou essa resposta como uma negativa ao pedido, embora Pamela também a tenha qualificado como "confusa". "Que parte que somos lésbicas não entenderam?".

O pedido de casamento delas faz parte de uma ação de grupos que reivindicam o "casamento igualitário" e o direito constitucional ao casamento para pessoas homossexuais.

Segundo a Rede de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros (LGBTI) do Equador, até julho Argentina, Brasil, Espanha, Uruguai, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Holanda, Inglaterra, Gales, Islândia, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, África do Sul e Suécia reconheceram o casamento entre homossexuais, assim como alguns estados do EUA e do México, além de o tema estar sendo discutido em outros 18 países.

O presidente equatoriano, Rafael Correa, levantou a possibilidade de aproveitar as eleições locais de fevereiro de 2014 para submeter à consulta popular a questão do casamento gay. Os coletivos GLBTI do Equador rejeitam a proposta, por considerar que esse é um direito humano, e assim não caberia submetê-lo à consulta da população.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade