PUBLICIDADE

América Latina

Cardeal Ortega espera que nova era com os EUA reconcilie todos os cubanos

20 set 2015 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários

O cardeal Jaime Ortega, máxima autoridade católica em Cuba, agradeceu neste domingo ao papa por seu papel no diálogo entre Cuba e EUA e disse esperar que o processo de renovação das relações entre os dois países traga a esperada reconciliação entre todos os cubanos, de fora e dentro do país.

Em um discurso na missa oficiada por Francisco na Praça da Revolução de Havana, Ortega fez votos para que o restabelecimento dos vínculos bilaterais alcance "não só os altos níveis políticos dos dois países, mas muito especialmente ao nosso povo cubano que vive aqui e nos EUA.".

"Só o amor e o perdão entre nós será um meio válido para a verdadeira e pacífica renovação de nossa nação", assinalou Ortega, que também é arcebispo de Havana.

Ortega agradeceu ao papa por sua visita à ilha e seu pontificado em nome do povo de Cuba, "dos católicos, e de outros tantos crentes e até não crentes".

"Obrigado por ter semeado, com seu pontificado, inquietações boas e necessárias em nossas consciências, tão adormecidas e acostumadas à mediocridade", disse.

Ortega reconheceu "os novos ares de esperança" surgidos da gestão de Francisco, que chegou ontem a Cuba em para uma visita de quatro dias, de grande simbolismo por seu papel e pelo do Vaticano no processo de aproximação entre Cuba e EUA, que retomaram relações diplomáticas em 20 de julho após mais de 50 anos de inimizade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade