PUBLICIDADE

América Latina

Capriles vai contestar na Justiça resultado de eleição venezuelana

26 abr 2013 - 07h28
(atualizado às 07h40)
Compartilhar

O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, disse na quinta-feira que vai contestar na Justiça a vitória apertada do presidente Nicolás Maduro na eleição presidencial deste mês, e que a auditoria dos votos preparada pelas autoridades eleitorais pode ser "uma piada".

Maduro, o sucessor escolhido a dedo pelo líder socialista Hugo Chávez antes de sua morte, venceu a eleição de 14 de abril com menos de dois pontos percentuais de vantagem. A oposição diz que houve milhares de irregularidades na eleição, e que seus próprios números mostram uma vitória de Capriles.

Ambos os lados concordaram com a realização de uma auditoria expandida dos votos a ser realizada pelo Conselho Nacional Eleitoral. Desde então, Maduro foi empossado como presidente e a oposição tem ficado cada mais frustrada com o que vê como lentidão das autoridades eleitorais.

Protestos pós-eleitorais resultaram na morte de ao menos nove pessoas.

Capriles insistiu que o processo de auditoria precisa ser rigorosos e incluir toda a documentação relevante dos locais de votação.

"Se não houver revisão dos cadernos (eleitorais), nós não vamos participar dessa auditoria. Seria uma piada na Venezuela e uma piada no mundo", disse Capriles em entrevista transmitida pelo canal de TV Globovisión.

"O passo seguinte é a impugnação nos próximos dias. Com todas as provas, com todos os elementos que já temos, vamos impugnar as eleições", acrescentou o político, de 40 anos.

O conselho eleitoral não respondeu a uma demanda de Capriles por detalhes concretos da auditoria até quinta-feira. O órgão afirmou, no entanto, que o processo só vai verificar que o sistema funcionou adequadamente e que os resultados das eleições são "irreversíveis".

Capriles admitiu que sua ação na Justiça, que em tese poderia resultar numa nova votação completa ou parcial, terá um caminho difícil através dos tribunais da Venezuela.

Críticos dizem que Chávez lotou o Judiciário com aliados durante seus 14 anos no poder.

"Nós não estamos contestando a eleição com a expectativa de que o Supremo Tribunal nos dê uma resposta favorável, ou que o sistema de Justiça vai funcionar", disse Capriles. "Mas nós vamos passar por todos os tramites legais."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade