PUBLICIDADE

América Latina

Candidatos de Cristina são derrotados em eleição primária na Argentina

12 ago 2013 - 07h52
(atualizado às 08h03)
Compartilhar

Os candidatos da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sofreram uma dura derrota no domingo nas votações primárias para eleições parlamentares de outubro, um resultado que expõe a perda de popularidade da governante e afasta a possibilidade de uma reforma constitucional para ampliar o governo dela para além de 2015.

Candidatos da fragmentada oposição venceram em todos os principais distritos da Argentina, como as províncias de Buenos Aires, Córdoba, Santa Fe e Mendoza, e na Cidade de Buenos Aires, segundo resultados oficiais parciais.

Na crucial província de Buenos Aires, onde vive cerca de 40 por cento da população argentina, a chapa liderada pelo peronista de oposição Sergio Massa obteve vantagem de 6 pontos percentuais à frente dos candidatos apoiados por Cristina, com 51 por cento das seções apuradas.

"Os 'bonarenses' elegeram para outubro uma força política que os represente na luta contra a insegurança, que os represente na luta contra a inflação, que os representa na luta contra os impostos", disse Massa, comemorando a vitória.

O chamado "voto útil" nas eleições de outubro poderia ampliar ainda mais a vantagem de Massa, já que se espera uma confluência dos votos de oposição no candidato melhor colocado nas primárias, o que pode colocar em risco o controle de Cristina no Congresso.

Os candidato a deputado pela facção peronista de Cristina, a Frente para a Vitória (FPV), obtiveram cerca de 25 por cento dos votos a nível nacional, menos da metade do que tinham conseguido em 2011, quando a presidente foi reeleita.

(Por Guido Nejamkis)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade