PUBLICIDADE

América Latina

Candidato presidencial de esquerda sobe em pesquisa no México

14 mai 2012 - 15h50
(atualizado às 17h07)
Compartilhar

O candidato presidencial de esquerda no México Andrés Manuel López Obrador subiu para o segundo lugar na mais recente pesquisa do jornal El Universal. O candidato líder nas intenções de voto, Enrique Peña Nieto, no entanto, mantém uma grande vantagem. A sete semanas da eleição de 1º de julho, López Obrador subiu 2,9 pontos percentuais, para 24,8%. A pesquisa foi elaborada pela empresa Buendia & Laredo.

O esquerdista Andrés Manuel López Obrador é candidato pelo PRD em sua segunda corrida presidencial
O esquerdista Andrés Manuel López Obrador é candidato pelo PRD em sua segunda corrida presidencial
Foto: AFP

Josefina Vázquez Mota, do Partido Ação Nacional (PAN), do presidente Felipe Calderón, caiu 4,5 pontos, para 23,1%. Ambos permanecem distantes de Peña Nieto, o candidato de oposição do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que subiu meio ponto percentual para ficar com 49,6%.

A pesquisa do El Universal foi feita depois do primeiro debate televisionado, ocorrido há uma semana, onde López Obrador pode ter ganhado espaço após ter dito que Peña Nieto era uma criação da rede Televisa e uma ferramenta de políticos mais velhos corruptos do PRI. A mais recente sondagem foi realizada entre 7 e 10 de maio e pesquisou mil eleitores. Ela tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais, informou o jornal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade