PUBLICIDADE

América Latina

Candidato kirchnerista lidera pesquisas a 14 dias de primárias na Argentina

26 jul 2015 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

A duas semanas das eleições primárias argentinas, o governador da província de Buenos Aires e candidato kirchnerista à presidência, Daniel Scioli, aparece 11 pontos na frente do rival opositor melhor colocado, o conservador Mauricio Macri, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo.

A candidatura de Scioli conta com 38% das intenções de voto, contra 26,6% de Macri, líder do partido Proposta Republicana (Pró), que concorre dentro da aliança opositora Cambiemos, de acordo com a pesquisa do Centro de Estudos de Opinião Pública publicada pelo jornal "Página 12".

Os outros candidatos da Cambiemos, o radical Ernesto Sanz e a deputada da Coalizão Cívica, Elisa Carrió, aparecem bem atrás, com 2,3% e 1,6% de apoio, respectivamente, e com nulas possibilidades de tirar de Macri a liderança da candidatura da frente opositora nas primárias do próximo dia 9 de agosto.

Em terceiro lugar aparece a coalizão do peronismo dissidente Unidos por uma Nova Argentina (UNA), que soma um total de 17,3% de intenções de voto, repartidas entre o líder da Frente Renovadora, Sergio Massa (12,1%), e o ex-governador da província de Córdoba, José Manuel de la Sota (5,2%).

Já a socialista Margarita Stolbizer conta com 3,6% de respaldo, segundo a pesquisa, que foi realizada com 1.500 pessoas por meio de entrevista telefônica e na qual não se especifica a margem de erro.

Independentemente de qual seja seu candidato favorito, 42,4% dos consultados acredita que Scioli será o próximo chefe de Estado da Argentina, contra 35% que opina que será Macri e 10,9% que vê Massa no cargo.

Nas primárias de agosto serão definidos os candidatos de cada campo político que competirão para suceder Cristina Kirchner nos pleitos presidenciais de 25 de outubro, já que a atual governante é proibida por lei de concorrer a um terceiro mandato consecutivo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade