PUBLICIDADE

América Latina

Bolívia e Brasil pedem garantias para eleições transparentes no Paraguai

2 mar 2013 - 15h19
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Os chanceleres da Bolívia, David Choquehuanca, e do Brasil, Antonio Patriota, pediram neste sábado garantias para a transparência das eleições gerais paraguaias, que serão realizadas em 21 de abril.

O assunto foi abordado em um encontro entre ambos na cidade de Cochabamba, na Bolívia. Patriota chegou ontem à noite na cidade para revisar a agenda bilateral com o governo boliviano.

"Falamos sobre o Paraguai, as próximas eleições, queremos que se garantam eleições justas, transparentes e democráticas", disse Choquehuanca em entrevista coletiva conjunta após a reunião.

O órgão eleitoral do Paraguai convocou eleições gerais para abril, nas quais serão escolhidos presidente, vice-presidente, senadores, deputados, parlamentares perante o Mercado Comum do Sul (Mercosul), governadores e membros das juntas departamentais.

O Paraguai espera que após a votação o Mercosul e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) retirem a suspensão imposta ao país nesses organismos, aplicada em junho de 2012 por causa da destituição de Fernando Lugo da presidência pelo Parlamento em um controvertido e rápido julgamento político.

Lugo foi substituído em 22 de junho por seu então vice-presidente, Federico Franco.

Vários países latino-americanos, entre eles Bolívia, não reconheceram o novo governo, por considerar que a cassação de Lugo foi um "golpe de Estado".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade