PUBLICIDADE

América Latina

Autoridades colombianas prendem 6 membros das Farc envolvidos em atentados

20 jun 2015 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

Uma operação conjunta da polícia e do Exército em Tumaco, um dos principais portos da Colômbia no Oceano Pacífico, terminou com a prisão de seis guerrilheiros das Farc envolvidos em atentados promovidos pelo grupo nessa região do país, informaram neste sábado fontes oficiais.

Os detidos fazem parte da coluna Daniel Aldana, uma unidade das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) muito ativo nos últimos meses na região, assinalou a polícia.

"Esses presos têm vinculo com as ações violentas realizadas pelas Farc no centro urbano de Tumaco, como lançamentos de granadas às lojas, ataques às patrulhas e o chamado 'plano pistola' contra militares", acrescentam as autoridades em comunicado.

Explosivos, armas e telefones celulares com os quais as bombas eram acionadas foram apreendidos pela polícia com os guerrilheiros.

Com essa operação, sobem para 26 os integrantes das Farc capturados nas últimas 24 horas. Todos, segundo as autoridades, teriam envolvimento com os atentados registrados desde maio no país.

As Farc mantêm uma ofensiva desde o dia 22 de maio, quando suspenderam o cessar-fogo unilateral e indefinido que durou cinco meses. A trégua foi suspensa após a morte de 27 guerrilheiros em um bombardeio da Força Aérea da Colômbia.

O aumento do número de ataques colocou o presidente Juan Manuel Santos em alerta. Desde então, o governo se mostrou a favor de acelerar os diálogos de paz mantidos com o grupo armado em Havana.

Os ataques das Farc nas últimas semanas incluíram também infraestruturas elétricas, que deixaram sem energia às cidades de Buenaventura e Tumaco, no sudoeste do país, e os cerca de 500 mil habitantes do departamento de Caquetá.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade