PUBLICIDADE

Mundo

Atividade do vulcão Hudson lança alerta vermelho no Chile

26 out 2011 - 18h49
(atualizado às 19h20)
Compartilhar

As autoridades chilenas decretaram nesta quarta-feira alerta vermelho devido ao aumento da atividade do vulcão Hudson, no extremo sul do país, e ordenaram a retirada de cerca de 100 pessoas, informou o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter.

"Vamos iniciar o processo de retirada nos próximos minutos por conta do alerta vermelho", afirmou Hinzpeter em coletiva de imprensa realizada no Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

O vulcão, de 1.960 m de altura, está localizado na região de Coyhaique, a cerca de 1.600 km ao sul de Santiago, em frente aos parques nacionais Laguna San Rafael e Lago General Carrera.

O ministro explicou que a retirada atinge quase uma centena de pessoas, localizadas em um raio de 40 km, e foi adotada como "uma medida preventiva" diante do aumento da atividade do vulcão, que entrou em erupção pela última vez em 1991. "Não se pode descartar uma erupção do vulcão Hudson, que está evidentemente em atividade", disse Hinzpeter.

Em um sobrevoo realizado nesta quarta-feira sobre o vulcão se pôde observar uma avalanche e uma coluna de cinzas de cerca de 1 quilômetro de extensão, explicou Hinzpeter.

O ministro da Mineração, Hernán de Solminihac, disse que na tarde de terça-feira ocorreu um "terremoto importante" que "deu o alerta do possível início da erupção".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade