PUBLICIDADE

América Latina

Cinzas de vulcão chileno atingem Sul do Brasil

Nuvem de cinzas também afeta a Argentina e o Uruguai

25 abr 2015 - 10h53
(atualizado às 13h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Bombeiros consertam telhado de sua base na cidade chilena de Ensenada perto do vulcão Calbuco
Bombeiros consertam telhado de sua base na cidade chilena de Ensenada perto do vulcão Calbuco
Foto: Ivan Alvarado / Reuters

As cinzas do vulcão Calbuco, em erupção no Chile, já foram vistas na manhã de hoje (25) no litoral de Santa Catarina e também na região do Vale do Itajaí (RS). Na sexta-feira (24), os moradores de Porto Alegre e Santa Maria já haviam relatado que viram cinzas no céu do Rio Grande do Sul.

As companhias aéreas TAM e Gol informaram que nenhum voo foi cancelado devido às cinzas que estão vindo para o país. No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, até as 10h apenas um voo havia sido cancelado. De acordo com a Infraero, o cancelamento não teve nenhuma relação com a erupção do vulcão.

O Calbuco, que entrou em erupção na quarta-feira, obrigou as autoridades chilenas a elevar o número de pessoas retiradas em mais de 6,5 mil, enquanto várias companhias aéreas internacionais decidiram cancelar preventivamente voos para Santiago, Buenos Aires e Montevidéu.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"A ocorrência de processos vulcânicos considerados perigosos somada à instabilidade atual do sistema, que pode evoluir para etapas de maior intensidade no curto prazo, sugere manter o raio de exclusão", disse o Escritório Nacional de Emergência em seu último relatório.

Vulcão Calbuco está em atividade há dias, causando distúrbios
Vulcão Calbuco está em atividade há dias, causando distúrbios
Foto: Sergio Candia / Reuters

O vulcão localiza-se na região turística de Los Lagos, a cerca de 900 km ao sul de Santiago, e sua atividade apresenta-se no momento em que outro vulcão do país, o Villarica, também está em fase de erupção.

A erupção provocou na véspera degelos que geraram a retirada imediata de populações na beira dos rios, enquanto a nuvem de cinzas ampliava-se pelo território argentino, parte do Uruguai e já alcançava o Rio Grande do Sul.

Vulcão Calbuco entra em nova erupção, mantendo alerta vermelho no Chile
Vulcão Calbuco entra em nova erupção, mantendo alerta vermelho no Chile
Foto: Carlos Gutierrez / Reuters

Diante da menor atividade do vulcão, as autoridades chilenas decidiram permitir por algumas horas deste sábado a entrada na zona de exclusão de 20 km de pessoas que tinham sido retiradas para poder revisar suas casas, animais e retirar roupas e medicamentos.

As cinzas do vulcão Calbuco atingiram a sua cidade? Mande fotos, vídeos e relatos de sua autoria para o Terra. Os materiais podem ser enviados por WhatsApp (+ 55 11 97493.4521), por e-mail (vcreporter@terra.com.br) ou diretamente pelo site do canal vc repórter.

Coluna de fumaça em vulcão desloca mais 2 mil pessoas:
Vulcão provoca toque de recolher no Chile:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade