PUBLICIDADE

América Latina

Ataque de guerrilha deixa 7 policiais mortos na Colômbia

Os homens passavam por uma região de influência das Farc quando foram atacados

16 set 2014 - 22h13
(atualizado às 22h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque cometido pela guerrilha na zona rural do departamento (estado) de Córdoba, no noroeste da Colômbia, causou a morte de 7 policiais nesta terça-feira e deixou outros cinco feridos, confirmaram para a Agência Efe fontes policiais.

O incidente ocorreu por volta das 8h locais (10h de Brasília), quando uma patrulha policial - responsável pela ronda matinal - caiu em um campo minado, onde foi atacada.

Fontes policiais afirmaram que, apesar de ainda não haver informações sobre quem cometeu o atentado, "as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) operam na área", por isso "poderia se tratar de um ataque desse grupo ou de uma ação conjunta com o ELN (Exército de Libertação Nacional)".

O caminho pelo qual os policiais passavam se encontra dentro das áreas de influência das Farc entre Puerto Libertador e Tierradentro, ambas no município de Montelíbano.

Os primeiros relatos diziam que pelo menos quatro agentes estavam desaparecidos, por isso a polícia organizou uma operação de busca que finalmente encontrou os corpos dos mesmos.

Após o ataque, os cinco feridos foram transferidos para um centro médico de Montería, a capital do departamento, segundo as mesmas fontes.

O último ataque das Farc contra a polícia aconteceu no dia 23 de agosto, quando três agentes rodoviários morreram em uma emboscada da guerrilha na zona rural do departamento de Cauca, no sudoeste do país.

Apesar das conversas de paz que se desenvolvem entre o governo e as Farc desde novembro de 2012 em Havana, os enfrentamentos entre os dois continuam no país, pois foi estabelecido que um cessar-fogo não seria declarado antes de um eventual acordo de paz.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade