PUBLICIDADE

América Latina

Arlene pode se tornar 1º furacão da temporada no México

29 jun 2011 - 20h24
(atualizado às 20h28)
Compartilhar

Arlene, a primeira importante tormenta da temporada no Atlântico, ganhava força nesta quarta-feira no Golfo do México com potencial de se tornar furacão antes de atingir o estado mexicano de Veracruz (leste), onde o governo declarou alerta vermelho.

"No Estado de Veracruz foi declarado alerta vermelho e em Tamaulipas (nordeste) laranja" por conta das intensas chuvas e ventos que acompanham o fenômeno que se "espera que na manhã de quinta-feira esteja totalmente em terra", anunciou em coletiva de imprensa Laura Gurza, diretora do Sistema de Proteção Civil do México.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH), às 18h GMT (15h de Brasília) o Arlene encontrava-se a 155 km a leste da cidade mexicana de Tuzpan, com ventos de 85 km/h, com uma velocidade para oeste de 13 km/h. Na noite de quarta-feira e na madrugada de quinta "os primeiros efeitos serão sentidos". O Arlene ingressa por Tempache (norte de Veracruz), muito perto de Tamiagua e Tuxpan", completou Gurza.

A funcionária informou que são esperadas chuvas de 70 a 250 milímetros (o que equivale a até 250 litros de água por m2) nas próximas 24 horas e de 70 a 350 milímetros na sexta-feira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade