PUBLICIDADE

América Latina

Argentinos esperam chegada do corpo de Néstor Kirchner

28 out 2010 - 00h55
(atualizado às 05h11)
Compartilhar
Maurício Boff
Direto de Buenos Aires

Após a comoção nacional pela morte de Néstor Kirchner, que agrupou uma multidão em frente à Casa Rosada, grupos de admiradores fazem vigília em frente à sede do governo, à espera da chegada do corpo do ex-presidente, que deve chegar a Buenos Aires dentro das próximas horas. O avião que realiza o transporte decolou do aeroporto de El Calafate, no sul da Argentina, por volta das 23h locais (meia-noite de Brasília).

O corpo de Néstor Kirchner será velado na sede do governo argentino. A cerimônia deve começar por volta do meio-dia.

Durante o início a madrugada, dezenas de velas queimavam nas escadas de um dos monumentos da Plaza de Mayo. As mães da Praça de Maio, com seus emblemáticos lenços brancos, choravam a morte de Néstor Kirchner, o primeiro a recebê-las na Casa Rosada, logo após sua posse como presidente, em 2003.

Mais cedo, militantes partidários, líderes de organizações sindicais e políticos, cantando hinos do Peronismo, se juntaram à multidão que lotava as ruas do entorno da praça para exaltar o líder. Uma marcha da Juventude Peronista também chegou à praça trazendo uma grande quantidade de pessoas para homenagear Kirchner e prestar solidariedade à presidente Cristina Kirchner.

Mais cedo, por volta das 18h (19h do horário de Brasília) foi celebrada uma missa na Catedral Metropolitana de Buenos Aires em homenagem a Kirchner. A Igreja Católica do país manifestou pesar pela morte do líder.

Trajetória

Nascido em 25 de fevereiro de 1950 em Rio Gallegos, na província de Santa Cruz, Patagônia, Néstor Carlos Kirchner teve uma vida dedicada à política. Participou desde cedo de movimentos, fazendo oposição ao governo militar como parte da Juventude Peronista. Chegou à Presidência da Argentina em 2003, fazendo sua mulher como sucessora em 2007.

Considerado um homem público com um caráter implacável frente a seus adversários, Kirchner era um dos políticos mais influentes do país e potencial candidato para as eleições de outubro do ano que vem.

Com informações de AFP e BBC.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra