PUBLICIDADE

América Latina

Argentina e Irã assinam acordo para esclarecer atentado antissemita de 1994

27 jan 2013 - 14h37
(atualizado às 15h01)
Compartilhar

Argentina anunciou neste sábado a assinatura de um memorando de entendimento com o Irã pelo qual criarão uma comissão de justiça para esclarecer o atentado em 1994 contra a sede do centro judaico Amia, em Buenos Aires, no qual morreram 85 pessoas.

O governo argentino publicou em seu site oficial o conteúdo do acordo, que foi assinado pelos chanceleres da Argentina, Héctor Timerman, e do Irã, Ali Akbar Salehi, durante a cúpula bienal da União Africana (UA) realizada em Adis-Abeba.

"É um fato histórico", disse em sua conta no Twitter a presidente argentina, Cristina Kirchner, que está no Chile, participando da cúpula entre a União Europeia (UE) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O acordo entrará em vigor assim que receber a ratificação parlamentar da Argentina e do Irã, segundo marca a letra do próprio documento.

Kirchner destacou que "após quase 19 anos do atentado, chega-se pela primeira vez um instrumento legal de direito internacional entre Argentina e o Irã para avançar no conhecimento e a verdade sobre o ataque terrorista".

Segundo o texto, "será criada uma Comissão da Verdade composta por juristas internacionais para analisar toda a documentação apresentada pelas autoridades judiciais" da Argentina e do Irã.

EFE   
Compartilhar
Publicidade