PUBLICIDADE

Mundo

Argentina, Brasil e Chile pedem que ONU renove ação no Haiti

24 set 2010 - 22h28
(atualizado em 25/9/2010 às 01h09)
Compartilhar

Argentina, Brasil e Chile pediram nessa sexta aos Estados Unidos uma renovação do mandato da missão das Nações Unidas no Haiti, para que as forças de paz do organismo possam completar os trabalhos de reconstrução após o terremoto de janeiro, informou o governo chileno em comunicado.

O tema foi abordado pelo ministro de Defesa chileno, Jaime Ravinet, durante a reunião que teve nessa sexta, em Washington, com o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates.

"Tivemos uma longa conversa sobre o Haiti", assinalou Ravinet em declarações reproduzidas pelo comunicado do governo. "Basicamente pedimos em nome de Argentina, Brasil e Chile a ampliação do mandato das Nações Unidas para que as forças de paz da Minustah possam completar os trabalhos de reconstrução, muito particularmente de remoção de escombros, reconstrução de escolas e imóveis", explicou.

A Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah), da qual participam 500 membros das forças armadas chilenas, foi criada em 2004 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para restaurar a ordem depois que o ex-presidente Jean Bertrand Aristide saiu do país.

A última resolução adotada a pelo Conselho de Segurança - cujos membros permanentes são Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido - renovou o mandato do Minustah até 15 de outubro deste ano.

Ravinet também anunciou que Gates visitará o Chile nos dias 19 e 20 de novembro e ambos se reunirão, provavelmente, na cidade de Iquique para depois viajar a Bolívia para uma reunião de ministros da Defesa que será realizada em Santa Cruz.

EFE   
Compartilhar
Publicidade