PUBLICIDADE

Mundo

Arcebispo de Porto Príncipe está entre vítimas de terremoto

13 jan 2010 - 12h40
(atualizado às 13h01)
Compartilhar

O arcebispo de Porto Príncipe, Serge Miot, 61 anos, morreu no terremoto que devastou o Haiti e que resultou em inúmeras mortes, informou a agência católica vaticana Misna nesta quarta-feira.

infográfico haiti info mapa mais próximo
infográfico haiti info mapa mais próximo
Foto: Terra

Segundo a agência, o corpo de Miot foi achado entre os escombros do arcebispado, um dos edifícios destruídos pelo tremor, por missionários da Sociedade dos Padres de Saint Jacques, presentes no Haiti há 40 anos.

Não há notícias do vigário-geral de Porto Príncipe, monsenhor Benoit, e teme-se que ele esteja sob os escombros, acrescentou Misna.

Após saber do terremoto, o papa Bento XVI expressou sua solidariedade com os afetados e fez um apelo "à generosidade" da comunidade internacional para que se mobilize imediatamente, "para que não falte ajuda a estes irmãos e irmãs que vivem um momento de necessidade e de dor".

A missionária brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, morreu no terremoto, informaram hoje fontes oficiais.

Terremoto

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. No entanto, devido à precariedade dos serviços básicos do país, ainda não há estimativas sobre o número de vítimas fatais nem de feridos. O Haiti é o país mais pobre do continente americano.

Morte de brasileiros

A fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Zilda Arns, e pelo menos cinco militares brasileiros morreram durante o terremoto no Haiti.

O ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que o país enviará até US$ 15 milhões para ajudar a reconstruir o Haiti após o terremoto que devastou o país nesta terça-feira. Além dos recursos financeiros, o Brasil doará 14 t de alimentos para a população do país. A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou oito aeronaves de transporte para ajudar as vítimas. A prioridade será o envio de água e de alimentos.

O Brasil no Haiti

O Brasil chefia a missão de paz da ONU no país (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, ou Minustah, na sigla em francês), que conta com cerca de 7 mil integrantes. Segundo o Ministério da Defesa, 1.266 militares brasileiros servem na força. Ao todo, são 1.310 brasileiros no Haiti.

A missão de paz foi criada em 2004, depois que o então presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião. Além do prédio da ONU, o prédio da Embaixada Brasileira em Porto Príncipe também ficou danificado, mas segundo o governo, não há vítimas entre os funcionários brasileiros.

EFE   
Compartilhar
Publicidade