PUBLICIDADE

Mundo

Após ser ameaçada, jovem chefe de polícia é demitida no México

7 mar 2011 - 18h18
(atualizado às 18h36)
Compartilhar

Uma jovem de 20 anos, que ganhou as manchetes internacionais em outubro do ano passado após aceitar o emprego como chefe de polícia de uma violenta cidade da fronteira do México, foi despedida por ter aparentemente abandonado seu posto após receber ameaças de morte. As informações são da versão online do jornal britânico The Guardian.

Marisol, 20 anos, foi notícia no mundo todo ao assumir o cargo de chefe de polícia de Praxedis G. Guerrero em outubro de 2010
Marisol, 20 anos, foi notícia no mundo todo ao assumir o cargo de chefe de polícia de Praxedis G. Guerrero em outubro de 2010
Foto: AP

Marisol Valle Garcia, 20 anos, recebeu permissão para viajar aos EUA na última semana para tratar de assuntos pessoais e não retornou, conforme um comunicado da cidade. "A partir de sua ausência no dia combinado para o retorno das atividades, e já que não houve nenhuma notificação de necessidade de prorrogar o período, o prefeito decidiu desligá-la", dizia a declaração.

A imprensa local disse que Marisol estaria buscando asilo nos Estados Unidos, porém a informação não foi confirmada e o paradeiro dela é desconhecido.

Na sexta-feira, o oficial da Comissão de Direitos Humanos do Estado de Chihuahua, Gustavo de la Rosa Hickerson, informou que parentes e amigos de Marisol disseram a ele que a jovem havia recebido ameaças de morte em ligações telefônicas no último final de semana. Hickerson e oficiais da cidade tentaram entrar em contato com Marisol por telefone, porém não obtiveram êxito.

Marisol Valles Garcia foi nomeada chefe de polícia de Praxedis G. Guerrero em outubro de 2010. A cidade estava sem chefe de polícia desde que o antecessor foi morto a tiros em julho de 2009.

A violência ocasionada pelo tráfico de drogas transformou a pacata cidade de 8,5 mil habitantes em uma terra sem lei. Duas gangues rivais - os cartéis de drogas de Juárez e Sinaloa - lutam pelo controle da única estrada do local, uma rota lucrativa para o tráfico de drogas ao longo da fronteira do Texas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade