PUBLICIDADE

América Latina

Após matar 3 no México, furacão Barbara vira depressão tropical

30 mai 2013 - 19h13
(atualizado às 19h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O furacão Barbara perdeu força nesta quinta-feira e se transformou em depressão tropical no sul do México, onde causou pelo menos três mortes até o momento. Em um boletim emitido às 13h30 (15h30 de Brasília), o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) indicou que a depressão está a 23 quilômetros ao leste de Coatzacoalcos, em Veracruz.

O índice de periculosidade de Barbara já caiu para "moderado", pois a depressão perdeu força e permanece "semiestacionária", assinala o boletim. O maior risco está agora nas "chuvas de moderadas a fortes", de até 150 litros por metro quadrado, assim como nos fortes ventos em Tabasco, no sul de Veracruz, e nos estados de Oaxaca e Chiapas, todos no sul do México, segundo o SMN.

Em declarações à Rádio Fórmula, o governador de Oaxaca, Gabino Cué, disse que o número de mortos em seu estado subiu para três depois que hoje foi encontrado o corpo de um homem que foi arrastado pelas águas no município de Zenzontepec. As outras duas mortes foram registradas ontem em Oaxaca, um homem arrastado por uma enchente em Pinotepa Nacional e outro, o turista americano Douglas Ketchumg, que morreu depois de se chocar contra rochas perto do porto de Salina Cruz, acrescentou Cué.

O Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) mantém em "alerta vermelho" (perigo máximo) o sul-sudeste de Veracruz, e em "alerta laranja" (perigo alto) o leste de Tabasco e o oeste de Oaxaca. Outros Estados mexicanos como Guerrero, Campeche, Iucatã, Quintana Roo, Tlaxcala, Hidalgo e San Luis Potosí estão em níveis inferiores de alerta perante as previsíveis chuvas.

Pouco antes de tocar o território mexicano, Barbara se transformou ontem no primeiro furacão da temporada 2013 na bacia do Oceano Pacífico, que começou no último dia 15 de maio, mas poucas horas depois começou a perder força. Os meteorologistas preveem que na atual temporada haverá quatro furacões intensos, quatro moderados e seis tempestades tropicais no Pacífico.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade