PUBLICIDADE

Mundo

Ameaças de Micheletti são chamado à violência, diz Zelaya

27 set 2009 - 03h49
(atualizado às 04h49)
Compartilhar

O deposto presidente de Honduras, Manuel Zelaya, disse neste domingo que as ameaças contra ele e o Brasil por parte do Governo de fato de Roberto Micheletti são um "chamado à violência" que ele não deseja.

"Uma ameaça contra o Brasil e uma ameaça para mim como presidente eleito pelos hondurenhos, significa mais bem um chamado à violência que nós não o desejamos, mas quiséssemos que se regulasse por via pacífica", expressou Zelaya a meios de imprensa locais desde a Embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde permanece desde a segunda-feira.

Zelaya respondeu imediatamente ao ultimato de dez dias dado pelo Governo de fato ao Brasil para que defina o status do deposto presidente hondurenho e sua decisão de não receber aos embaixadores da Espanha, Argentina, México e Venezuela.

O governante derrubado indicou que pediu aos embaixadores que se foram do país, após o golpe de Estado, o 28 de junho passado, que o "apóiem, assim como o está fazendo o embaixador Hugo Llorens (dos Estados Unidos), como o está fazendo Brasil".

Zelaya acredita que "houve um mal entendido" por parte de Micheletti, por isso que aproveitava a ocasião "para esclarecer-lhe". Sobre a advertência do Governo de Micheletti ao Brasil, para que defina antes de dez dias seu status na Embaixada desse país, expressou que "isso não contribui absolutamente à paz, nem à concórdia" que necessitam os hondurenhos para chegar a uma regra.

"Essas ameaças nos põem em muito má evidência contra o mundo e não estão realmente contribuindo para buscar um acordo, nem a chamar ao diálogo, mas mais bem para se distanciar dos demais países do mundo", avaliou.

Disse que seus apelos ao povo como presidente de Honduras para que o apóiem na restituição do poder são "pacíficos", e que sua vida corre perigo. Zelaya está na Embaixada do Brasil como "hóspede oficial" desde segunda-feira passada, quando retornou a Honduras, quase três meses após ser expulso do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade