PUBLICIDADE

América Latina

Alemanha oferece ajuda ao Haiti e cria comitê de crise

13 jan 2010 - 07h03
(atualizado às 10h43)
Compartilhar

O ministro de Assuntos Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, ofereceu nesta quarta ao Haiti "toda a ajuda possível" para enfrentar as consequências do forte terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou o país caribenho.

Prédio ficou totalmente destruído pelos tremores
Prédio ficou totalmente destruído pelos tremores
Foto: AFP

"O Governo alemão apoiará o Haiti com toda a ajuda possível", disse Westerwelle em comunicado. O Ministério criou um comitê de crise que deverá determinar se há alemães afetados pelo terremoto e avaliar de que maneira pode ser prestado socorro nas zonas afetadas pela catástrofe.

Terremoto

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos. Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país.

O Haiti é o país mais pobre do continente americano. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. As Forças Armadas Brasileiras participaram do socorro às vítimas de furacões no país em 2004 e 2008.

EFE   
Compartilhar
Publicidade