PUBLICIDADE

América Latina

Aeroporto de Santiago permanecerá fechado por 72 horas

27 fev 2010 - 19h37
Compartilhar

O aeroporto internacional de Santiago deverá permanecer fechado nas próximas 72 horas devido a danos na torre de controle e do terminal de passageiros. Os problemas ocorreram em decorrencia do forte terremoto que atingiu a zona central do Chile na madrugada deste sábado.

Equipes de resgate procuram por vítimas em um prédio partido ao meio, na cidade de Concepcion
Equipes de resgate procuram por vítimas em um prédio partido ao meio, na cidade de Concepcion
Foto: Reuters

Enquanto que as pistas não apresentam problemas, a área de check-in foi afetada. Todos os voos domésticos e estrangeiros estão suspensos e sendo desviados para Mendoza e outras cidades da Argentina.

O fechamento do terminal aéreo deixou centenas de pessoas retidas nos aeroportos de Buenos Aires e Lima. Os passageiros aguardam a retomada dos vôos para o Chile.

Tragédia no Chile
Mais de 140 pessoas morreram morreram após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter registrado na madrugada de sábado (27) no Chile. A contagem de corpos pode passar de 180, segundo o canal estatal Televisión Nacional. A presidente Michelle Bachelet declarou "estado de catástrofe" no país.

O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país e a 300 km ao sul da capital, Santiago. Por isso, foi enviado um alerta de tsunami ao chile, Peru e Equador. Segundo fontes oficiais, o terremoto aconteceu às 3h26 pelo horário local (mesmo horário em Brasília). O número de vítimas mortais e de feridos pode aumentar.

Efeitos do estrago
Os danos materiais do terremoto ainda estão sendo avaliados. O muro de uma prisão veio abaixo com o abalo sísmico, o que causou a fuga de mais de 200 detentos na cidade de Chillán, a 401 quilômetros de Santiago. O aeroporto internacional de Santiago foi fechado devido a alguns danos em suas instalações, e várias pontes ficaram danificadas. A luz e o serviço de telecomunicações estão cortadas na região metropolitana e em Valparaíso foram registrados danos internos em edifícios. Os bombeiros correm as ruas de Santiago com megafones dando instruções à população.

Em Santiago, há um forte movimento de automóveis e muitos cidadãos perambulam pelas ruas. Em alguns lugares, falta água potável. Pelo menos três hospitais na capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 km ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.

Mais forte que no Haiti
O movimento sísmico, muito mais poderoso que o mortífero terremoto que devastou o Haiti em janeiro, também causou pânico no popular balneário de Viña del Mar. De manhã, policiais e bombeiros percorriam as ruas em distintas cidades do país para verificar a magnitude dos danos e socorrer vítimas.

O terremoto ocorreu poucos dias antes de completar 25 anos do sismo que causou centenas de vítimas e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.

Com informações da Reuters, EFE e 20 minutos.es

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade