PUBLICIDADE

América Latina

Explosão no norte do México deixa ao menos 1 morto e 40 feridos

24 out 2013 - 20h42
(atualizado em 25/10/2013 às 00h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma violenta explosão em uma fábrica de doces em Ciudad Juárez, no norte do México, deixou nesta quinta-feira um morto e 40 feridos, enquanto as equipes de resgate procuram mais vítimas entre os escombros, informou a prefeitura local.

No momento da explosão trabalhavam na fábrica cerca de 900 pessoas, incluindo 300 na área do acidente
No momento da explosão trabalhavam na fábrica cerca de 900 pessoas, incluindo 300 na área do acidente
Foto: Reuters

"Há uma pessoa morta, que acabamos de resgatar dentro do prédio", disse à AFP o diretor da Defesa Civil municipal, Fernando Motta Allen. Segundo Allen, a explosão da caldeira da fábrica Blueberry em Ciudad Juárez deixou ainda "40 feridos, sendo onze em estado grave e quatro em situação crítica".

O secretário de comunicação social de Ciudad Juárez, Guillermo Terrazas, revelou à AFP que há "vinte desaparecidos" em decorrência da explosão.

De acordo com Terrazas, no momento da explosão trabalhavam na fábrica cerca de 900 pessoas, incluindo 300 na área do acidente. A área da fábrica foi isolada pela polícia, enquanto familiares e amigos dos operários procuravam por notícias.

A violenta explosão derrubou o teto do segundo andar da fábrica da Blueberry em Ciudad Juárez e as autoridades temem que haja várias pessoas sob os escombros", explicou Allen, destacando que os socorristas removem os escombros a procura de vítimas.

O acidente provocou a mobilização de elementos do Exército e de mais de 30 ambulâncias e viaturas da polícia para levar os feridos aos hospitais de Ciudad Juárez, vizinha a americana El Paso, no Texas.

Um muro lateral de quase quatro metros de altura e 40 metros de comprimento ficou completamente destruído com a explosão, e vários feridos receberam os primeiros socorros na rua, constatou o jornalista da AFP no local.

A fábrica está situada no parque industrial de "maquiladoras" instalado em Ciudad Juárez a partir de 1994, quando entrou em vigor o Nafta, o tratado de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade