PUBLICIDADE

Mundo

Al Bashir é reeleito presidente no Sudão com 94% dos votos

27 abr 2015 - 08h44
(atualizado às 08h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Sudão, Omar Hassan al Bashir, ganhou com 94% dos votos as eleições realizadas neste mês no Sudão, que foram boicotadas pela oposição, anunciou nesta segunda-feira a Comissão Eleitoral.

O presidente da Comissão, Mokhtar al Asem, informou em entrevista coletiva que Bashir foi reeleito para um novo mandato com 5.252.000 dos votos, de um total de 5.584.000.

Os sudaneses votaram nos dias 13, 14 e 15 de abril para escolher, além do presidente, um novo parlamento e os Conselhos Legislativos dos estados.

A participação popular nas eleições foi de 46% (6.091.000 cidadãos votaram, de um total de 13 milhões com direito a voto).

Existiam poucas dúvidas sobre a vitória de Bashir, que concorreu com 15 candidatos pouco conhecidos, dos quais dois se retiraram após denunciarem irregularidades.

O número de partidos políticos que participaram das eleições foi de 44, entre elas o Partido da Conferência Nacional (PCN), de Bashir, que renunciou a concorrer a 30% das cadeiras do parlamento a favor de seus aliados, pequenas partidos políticos de formação recente.

Os principais partidos da oposição sudanesa boicotaram as eleições, entre eles o Partido da Uma (a nação), o maior deles; o partido da Conferência Popular (PCP), liderado pelo clérigo islamita Hassan al Torabi; e o Partido Comunista.

A aliança oposicionista realizou uma campanha contra a votação e Bashir.

A baixa participação popular foi atribuída a falta de perspectiva de mudanças e a esta campanha.

Al Bashir assumiu o poder em 1989 após um golpe de Estado e contra ele pesa uma ordem de detenção emitida pelo Tribunal Penal Internacional por crimes em Darfur.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade