0

AIEA e Irã assinarão em breve um acordo nuclear

VIENA, 22 Mai 2012 (AFP) -A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o governo do Irã assinarão em breve um acordo que pretende solucionar os assuntos pendentes a respeito do programa nuclear do Irã, anunciou Yukiya Amano, diretor geral da agência.

"Said Jalili (negociador iraniano) e eu decidimos chegar a um acordo sobre um enfoque estrutural para terminar com as incertezas sobre a natureza do programa nuclear iraniano", disse Amano no aeroporto de Viena, ao retornar de Teerã.

"Jalili afirmou que as divergências que existem não serão um obstáculo ao acordo", completou Amano.

O diretor da AIEA classificou a visita ao Irã, a primeira que fez ao país desde que assumiu o comando da agência, de "desenvolvimento importante".

A AIEA vigia há dois anos o programa nuclear do Irã. As potências ocidentais e Israel suspeitam que Teerã tenta fabricar armas atômicas, o que o governo iraniano nega.

O governo de Israel manifestou ceticismo a respeito do possível acordo entre AEIA e Irã.

"Somos muito céticos sobre este aparente acordo entre a AEIA e o Irán. Vimos como acordos concluídos entre a AEIA e o Irã eram violados de maneira flagrante", afirmou à AFP uma fonte israelenses que pediu anonimato.

"Este aparente acordo com o Irã trata apenas da supervisão da AEIA. Não trata a questão mais importante: impedir o Irã de desenvolver uma arma nuclear", completou a fonte.

sgl-ilp.zm/fp

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

publicidade