1 evento ao vivo

Zimbábue mobiliza tropa de choque na véspera de eleição acirrada

30 jul 2013
10h25
atualizado às 10h35
  • separator
  • comentários

Policiais fortemente armados da tropa de choque assumiram posições em locais estratégicos do Zimbábue nesta terça-feira, véspera de uma acirrada disputa eleitoral que antepõe o presidente Robert Mugabe ao primeiro-ministro Morgan Tsvangirai.

A rádio estatal disse que milhares de policiais foram enviados para a província central de Midlands, e que caminhões com policiais munidos de rifles automáticos e lançadores de granada patrulham periferias turbulentas de Harare, como Highfield e Mbare.

Esses degradados bairros da capital são redutos de Tsvangirai e estiveram no centro da onda de violência pós-eleitoral que durou várias semanas em 2008, período em que foram mortas mais de 200 pessoas ligadas ao partido do premiê, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC).

A eleição parlamentar e presidencial deste ano encerra quatro anos de um conturbado governo de unidade nacional entre os dois rivais. Sem pesquisas de opinião confiáveis, é difícil saber se Tsvangirai, 61 anos, terá sucesso em sua terceira tentativa de derrotar Mugabe, 89 anos, que está no poder desde a independência zimbabuana, em 1980.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • comentários
publicidade