PUBLICIDADE

África

Voluntária francesa do Médicos Sem Fronteiras contrai ebola

A vítima deixará a Libéria para ser tratada em seu país

17 set 2014 - 17h15
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Agentes de saúde higienizam, com  produtos químicos, uma mulher suspeita de ter contraído ebola em Monróvia</p>
Agentes de saúde higienizam, com produtos químicos, uma mulher suspeita de ter contraído ebola em Monróvia
Foto: James Giahyue / Reuters

Uma voluntária francesa a serviço do Médicos Sem Fronteiras na Libéria contraiu o vírus ebola, informou a organização de ajuda médica e humanitária em comunicado nesta quarta-feira.

A voluntária, primeira cidadã francesa a ser contaminada pelo vírus no atual surto da doença, foi posta em quarentena em 16 de setembro, quando apareceram os primeiros sintomas da doença. Ela será retirada do país para ser submetida a tratamento médico na França.

Ajuda internacional

Em resposta ao pedido da presidente da Libéria, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, prometeu o envio de auxílio humanitário e medicamentos, repatriação segura de médicos e profissionais de saúde, além do envio de um hospital móvel e do apoio às iniciativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até agora, a Alemanha disponibilizou 12 milhões de euros às áreas afetadas, por meio de organizações como a OMS e a Médicos sem Fronteiras.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, havia anunciado anteriormente que seu país enviará três mil soldados e trabalhadores civis para ajudar no combate ao surto. Os americanos construirão, em parceria com as autoridades locais, 17 hospitais com cem leitos cada para as vítimas do ebola na Libéria, Guiné e Serra Leoa, os países mais afetados pela epidemia.

De acordo com a OMS, esta é a pior epidemia do vírus ebola, que já causou pelo menos 2.461 mortes. O número de infectados se aproxima dos cinco mil.

Com informações da Reuters e da Deutsche Welle

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade