PUBLICIDADE

África

Vice-presidente do Malauí assume poder após a morte de Mutharika

7 abr 2012 - 09h13
(atualizado às 13h47)
Compartilhar

A vice-presidente do Malauí, Joyce Banda, jurou neste sábado diante do Parlamento seu cargo como nova presidente do país após a morte de seu antecessor, Bingu wa Mutharika, e se transformou na primeira chefe de Estado da África meridional.

Joyce Banda assume governo do país africano com compromisso de fazer "prevalecer a Constituição"
Joyce Banda assume governo do país africano com compromisso de fazer "prevalecer a Constituição"
Foto: AFP

Banda pediu aos deputados dois minutos de silêncio em homenagem a Mutharika, que morreu na madrugada de ontem de infarto, informou uma emissora local. "É uma honra aceitar esta grande responsabilidade", disse em seu discurso a presidente, que chamou a todos os malauianos a manter "o espírito da unidade e sem revanches".

Banda, quem descreveu Mutharika como "o pai da pátria", afirmou que não é momento de discursos, mas de luto pelo presidente. A nova chefe de Estado jurou o cargo na presença do chefe de Justiça de Malauí, Lovemore Munio, acompanhada de seu marido, o anterior presidente do Poder Judiciário Richard Banda, e na presença de diplomatas, líderes religiosos e representantes dos partidos políticos.

A falta de confirmação oficial da morte atrasou a transferência de poder no país africano em mais de 24h, o que gerou momentos de tensão diante da possibilidade de que a Constituição não fosse respeitada, o que confere a vice-presidente a tarefa de tomar o poder à revelia do chefe de Estado.

O Governo do Malauí anunciou na manhã deste sábado o falecimento de Mathurika, apesar de fontes médicas e do Executivo confirmarem ontem a morte do presidente. O presidente Mutharika foi transferido na madrugada de ontem para uma clínica em Johanesburgo, aonde chegou já morto, após dar entrada inconsciente na quinta-feira em um hospital da capital devido a uma parada cardíaca.

O Gabinete decretou dez dias de luto oficial e uma das principais tarefas do novo Executivo será organizar o funeral de Mutharika, explicou sua sucessora em entrevista coletiva antes de tomar posse.

Afastada da maioria de suas funções desde 2010 pelas lutas internas em seu partido, a governante do Partido Democrático Progressista (PDP), a vice-presidente Joyce Banda tem agora a difícil tarefa de lidar com Gabinete que até o último momento tentou afastá-la do poder.

Banda foi expulsa do PDP pelo próprio Mutharika, em uma manobra para colocar seu irmão, Peter Mutharika, na linha de sucessão e enfrenta um Parlamento no qual sua nova formação, o Partido do Povo, carece de representação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade