PUBLICIDADE

África

União Africana suspende Egito do organismo após golpe de Estado

5 jul 2013 - 10h34
(atualizado às 10h36)
Compartilhar

A União Africana (UA) decidiu nesta sexta-feira suspender o Egito da organização por causa do golpe de Estado da última quarta-feira, quando o presidente eleito, Mohammed Mursi, foi derrubado pelo militares.

"O Conselho de Paz e Segurança da UA decidiu suspender o Egito após a derrocada do presidente egípcio, democraticamente eleito", informou nesta sexta-feira a organização pan-africana através de sua página no Twitter.

Além disso, a UA também anunciou que enviará uma delegação de alto nível ao Egito para "trabalhar na restauração da ordem constitucional".

A presidente da Comissão da organização continental, Nkosazana Dlamini-Zuma, mostrou seu apoio e solidariedade ao povo egípcio e acrescentou que, "o quanto mais rápido o Egito retornar à UA, melhor será para todos".

Segundo Nkosazana, a restauração da ordem constitucional será consolidada com a convocação de uma eleição em que todos poderão participar livremente, assim como a definição de um líder eleito pelo povo.

A decisão anunciada veio à tona após uma reunião do Conselho de Paz e Segurança da UA, realizada nesta manhã na sede da organização, situada na capital etíope.

Neste encontro citado, o Ministério das Relações Exteriores da Nigéria emitiu um comunicado em que considerou "os desafortunados eventos (no Egito)" como "uma grave violação do Ato Constituinte" da UA e, por isso, pediu a "restauração imediata da ordem democrática" no país norte-africano.

Desta forma, assim como Guiné-Bissau (que passou por um golpe de Estado em 2012), República Centro-Africana (golpe de Estado em 2013) e Madagascar (golpe de Estado em 2009), o Egito também ficará afastado da organização até reestabelecer sua "ordem constitucional".

Na última quarta, o Exército egípcio depôs Mursi e designou Adly Mansour como líder interino do país. Até então presidente do Supremo Tribunal Constitucional, Mansour será responsável por convocar e supervisionar as próximas eleições presidenciais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade