PUBLICIDADE

África

Tumulto em show na capital da Guiné deixa ao menos 24 mortos

Incidente aconteceu durante um show de rap em uma praia do grupo guineano Instinct Killers, muito popular no país africano

29 jul 2014 - 22h38
(atualizado em 30/7/2014 às 00h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Governo falou em um "drama trágico" e decretou uma semana de luto nacional
Governo falou em um "drama trágico" e decretou uma semana de luto nacional
Foto: Google Maps / Reprodução

Um tumulto que terminou em correria durante um show organizado em uma praia de Conacri, capital da Guiné, deixou pelo menos 24 mortos nesta terça-feira à noite, informaram fontes médicas, enquanto o governo falou em um "drama trágico" e decretou uma semana de luto nacional.

O tumulto aconteceu em uma praia no bairro de Ratoma, um subúrbio ao norte de Conakri, durante um show de rap do grupo guineano Instinct Killers para uma multidão. O grupo é muito popular no país africano.

Os corpos de 24 pessoas que estavam no local do show - incluindo o de 13 meninas - foram levados pelos socorristas e por agentes de segurança ao necrotério do Hospital Universitário de Donka, informaram à AFP fontes médicas.

"Até o momento, temos 24 corpos no necrotério do hospital de Donka e dezenas de feridos nas emergências de vários centros de saúde de Conacri em razão do tumulto. No momento não posso dizer mais nada", informou um oficial da polícia.

A presidência guineana manifestou sua "profunda consternação e viva emoção com o drama trágico ocorrido (...) como consequência dos movimentos da multidão durante um evento cultural organizado" em Ratoma.

O comunicado informa ainda que diante da "morte de pessoas e de vários feridos" os serviços de saúde foram ativados na madrugada desta quarta-feira "para auxiliar as vítimas". "Está decretado, a partir de hoje, uma semana de luto nacional", destaca o comunicado da presidência.

O promotor de Dixxin, na região de Conacri, já iniciou uma investigação "para apurar responsabilidades" e o diretor-geral da agência guineana de espetáculos "foi suspenso de suas funções".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade