PUBLICIDADE

África

Egito: encontradas tumbas com crianças múmias de 5 mil anos

Múmias não estão bem conservadas e têm as cabeças das crianças voltadas para o norte

6 jul 2015 - 15h38
(atualizado às 20h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma equipe de arqueólogos descobriu no Delta do Nilo quatro tumbas do período pré-dinástico - mais de 5 mil anos - sendo que três continham múmias de crianças, informou nesta segunda-feira (6) o Ministério de Antiguidades egípcio em comunicado.

Segundo seu titular, Mamduh al Damati, a descoberta foi realizada por uma delegação de arqueólogos poloneses que realiza trabalhos de escavação na colina de Al Farja, na província egípcia de Daqahliya, ao norte do Cairo.

Siga o Terra Notícias no Twitter

As três tumbas nas quais foram encontradas múmias de crianças estão sendo estudadas para revelar a etapa precisa à qual pertencem, enquanto a quarta tumba tem dois quartos e data da época Naqada III (3200-3000 a.c).

O responsável do departamento ministerial encarregado da época antiga, Mahmoud Afifi, indicou no comunicado que as tumbas das crianças não estão bem conservadas e que as cabeças das múmias estão dirigidas para o norte. A tumba do período pré-dinástico Naqada III está em bom estado e nela foram encontradas vasilhas de cerâmica e de pedra, assim como 180 cornalinas, pedras semipreciosas.

Na colina Al Farja, onde foram escavadas essas tumbas, foram achadas nos últimos anos várias edificações do período pré-dinástico, assim como muralhas. Em março de 2006, os arqueólogos descobriram um conjunto de armazéns de cerveja de 5,5 mil anos e um cemitério com 33 tumbas do período final da pré-história.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade