PUBLICIDADE

África

Terroristas ainda mantêm reféns em complexo de gás na Argélia

17 jan 2013 - 21h10
(atualizado às 21h12)
Compartilhar

O grupo armado que atacou na quarta-feira um complexo de gás no sudeste da Argélia ainda mantém um número indeterminado de pessoas sequestradas em uma parte da central, disseram fontes oficiais à agência estatal "APS".

Fontes da província de Ilizi, onde se encontra o complexo, afirmaram que existem reféns na parte da usina onde ficam as instalações de gás.

Segundo a agência, as fontes disseram que o Exército realizou hoje uma operação terrestre contra a zona residencial do complexo, onde se encontrava o maior número de pessoas retidas.

As autoridades argelinas informaram há algumas horas sobre o fim da operação de resgate realizada pelo Exército para libertar centenas de trabalhadores argelinos e dezenas de estrangeiros mantidos como reféns no complexo.

Na operação, sobre a qual não se informou o número de vítimas, foram resgatados 600 argelinos e quatro estrangeiros, segundo as fontes oficiais.

O ataque ao complexo (explorada pela empresa estatal argelina Sonatrach, a britânica BP e a norueguesa Statoil) e o sequestro foram reivindicados por um grupo chamado Signatários com Sangue, que faz parte da Brigada dos Mascarados.

A brigada é liderada pelo argelino Mojtar Belmojtar, que é ligado ao grupo terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), e que segundo o ministro do Interior argelino, Dahu Ould Kablia, preparou, lançou e supervisionou o ataque da Líbia.

O grupo de Belmojtar disse que a ação é uma resposta ao apoio da Argélia às tropas francesas que desde sexta-feira passada combatem juntos ao Exército malinês os grupos jihadistas que controlam as províncias centrais do Mali.

Um porta-voz jihadista declarou hoje pela manhã à agência mauritana "ANI" que 35 reféns e 15 sequestradores morreram em um bombardeio do Exército argelino contra o complexo de gás.

No entanto, o governo de Argel não fez comentários sobre o assunto e não divulgou números de eventuais vítimas, além do cidadão argelino e do britânico que morreram ontem durante o ataque inicial ao complexo, no qual outras seis pessoas ficaram feridas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade