PUBLICIDADE

África

Tensão no Egito antes de manifestações a favor e contra Mursi

28 jun 2013 - 10h16
(atualizado às 10h42)
Compartilhar

Partidários do presidente Mohamed Mursi estavam nas ruas do Egito nesta sexta-feira, dois dias antes de uma importante manifestação contra o presidente islamita, em um país profundamente dividido entre opositores e defensores do atual governo.

Partidos islamitas convocaram uma manifestação de "duração indeterminada" a partir desta sexta-feira, com o objetivo de defender a "legitimidade" de Mursi, que a oposição acusa de monopolizar o poder.

Quatro pessoas morreram e 30 ficaram feridas na noite de quinta-feira em confrontos entre partidários e opositores de Mursi em Ach Charqiya, norte do Egito, no último episódio até o momento dos distúrbios no país.

De acordo com a agência MENA, simpatizantes e adversários de Mursi se enfrentaram diante da sede do Partido da Liberdade e Justiça (PLJ), braço político da Irmandade Muçulmana. O PLJ anunciou que a vítima fatal pertencia ao partido.

Na quarta-feira, quatro pessoas morreram e mais de 230 ficaram feridas em confrontos em Mansura (norte).

Os partidários de Mursi afirmam que o presidente está limpando as instituições de décadas de corrupção, mas os críticos o acusam de concentrar o poder nas mãos de seu movimento, a Irmandade Muçulmana.

Os opositores acusam Mursi de ter desviado a revolução de 2011, que provocou a queda de Hosni Mubarak.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade