PUBLICIDADE

África

Tempestade tropical Humberto se forma no Atlântico

9 set 2013 - 14h31
(atualizado às 14h39)
Compartilhar

A tempestade tropical Humberto, a oitava da atual temporada de ciclones no Atlântico, se formou nesta segunda-feira ao sul das ilhas de Cabo Verde (oeste da África) e nas próximas horas pode se transformar em furacão, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

O fenômeno meteorológico conta com ventos máximos sustentados de 75 km/h e se desloca a 19 km/h a cerca de 130 km ao sul de Cabo Verde, indicou o centro de furacões com sede em Miami (sudeste dos Estados Unidos).

Até o momento, Humberto não representa ameaça para o Caribe, embora esteja previsto que se ganhe força e se torne um furacão até quarta-feira, informou o NHC em seu boletim das 15h00 GMT (12h00 de Brasília).

Um alerta de tempestade tropical está ativo para o sul de Cabo Verde.

No dia 1º de agosto teve início o período mais intenso de ciclones no Atlântico, como parte da temporada de furacões, que se estende de 1º de junho a 30 de novembro.

As últimas projeções da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) indicaram que se formarão entre 13 e 19 tempestades com nome (ventos máximos que superam os 60 km/h), incluindo de seis a nove furacões (ventos máximos de 119 km/h ou mais), dos quais de três a cinco podem ser furacões de grande intensidade (categoria 3, 4 ou 5, com ventos de ao menos 154 km/h).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade