PUBLICIDADE

África

Temor do vírus ebola freia turismo na África

Mais de 1.200 pessoas já morreram em países como Libéria, Serra Leoa e Guiné

20 ago 2014 - 14h12
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Uma agente&nbsp;de sa&uacute;de mede&nbsp;a temperatura de uma passageira&nbsp;com um term&ocirc;metro digital a laser no aeroporto internacional Felix Houphouet Boigny em Abidjan, Costa do Marfim, em&nbsp;13 de agosto</p>
Uma agente de saúde mede a temperatura de uma passageira com um termômetro digital a laser no aeroporto internacional Felix Houphouet Boigny em Abidjan, Costa do Marfim, em 13 de agosto
Foto: Luc Gnago / Reuters

O surto de ebola no oeste da África está assustando milhares de turistas que haviam planejado viagens ao continente este ano, especialmente asiáticos, e até mesmo para destinos a milhares de quilômetros das comunidades infectadas, como Quênia e África do Sul.

O ebola, uma febre hemorrágica que pode matar até 90 por cento dos infectados, já tirou mais de 1.200 vidas este ano na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné, e também já se manifesta na Nigéria.

Embora não haja casos conhecidos fora deste epicentro, muitos turistas estão temerosos de viajar para qualquer parte da África por causa das preocupações com a disseminação da doença, relataram agentes turísticos no continente e na Ásia à Reuters nesta quarta-feira.

A maior parte dos cancelamentos vem da Ásia, que tem lidado com seus próprios problemas de saúde, mas visitantes dos Estados Unidos, Brasil e Europa também desistiram de seus planos ou adiaram viagens, disseram os agentes.

Uma delegação comercial brasileira cancelou uma viagem à Namíbia, no sul africano, este mês.

“Vimos um grande número de cancelamentos da Ásia, e os números de grupos que estão viajando são menores”, afirmou Hannes Boshoff, diretor-gerente da ERM Tours, sediada em Johanesburgo, que organiza viagens para países no sul da África.

“Muitos clientes veem a África como um único país. Tento dizer que os Estados Unidos e a Europa estão mais próximos do surto de ebola que a África do Sul.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a epidemia uma “emergência de saúde pública de importância internacional” em 8 de agosto, desencadeando um alarme global e levando muitos países a reforças precauções e testes.

A intensa cobertura midiática ampliou os temores, embora não se tenha relatado nenhum caso de ebola fora dos quatro Estados africanos já afetados.

Além do turismo, o medo do ebola também está prejudicando as viagens de negócios e eventos de investimento na África, o que ameaça a imagem do continente como estrela econômica em ascensão.

A agência nacional de turismo South Africa Tourism procurou tranquilizar seus clientes. “A mensagem é: venha desfrutar a África do Sul, ela está totalmente livre do ebola”, disse Thulani Nzima, executivo-chefe da empresa, à televisão estatal.

Foto: Arte Terra

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade