PUBLICIDADE

Mundo

Tanques líbios atacam partidários de Kadafi em Sirte

26 set 2011 - 12h22
(atualizado às 12h57)
Compartilhar

Tanques comandados por combatentes do governo interino da Líbia dispararam contra partidários que ainda controlam a cidade natal de Muammar Kadafi na segunda-feira, enquanto caças da OTAN faziam sobrevoos prontos para renovar bombardeios contra a cidade costeira sitiada de Sirte.

Tanques de combatentes leais são vistos 20 km a oeste de Sirte nesta segunda-feira
Tanques de combatentes leais são vistos 20 km a oeste de Sirte nesta segunda-feira
Foto: AFP

Enquanto forças anti-Kadafi que avançavam do oeste mantinham sua posição, disparando de dois tanques posicionados a cerca de 2 km do centro da cidade, um impulso da frente leste com a chegada de dezenas de caminhonetes armadas animou os combatentes.

Sirte, onde aeronaves da OTAN atingiram alvos no domingo, fica entre Trípoli e a cidade a leste de Benghazi, ambas agora sob o controle do Conselho Nacional de Transição (CNT), cujos rebeldes entraram na capital há cinco semanas após seis meses de combates.

Tomar Sirte seria um grande incentivo para o CNT, que tenta estabelecer credibilidade como um governo capaz de unir as tribos e regiões fracionadas da Líbia, e um golpe para Kadafi, que pode estar escondido em algum lugar da Líbia.

Organizações humanitárias também estão ansiosas para ver o fim das lutas nos últimos bastiões de partidários de Kadafi. Elas emitiram um alarme sobre as condições para os civis isolados em Sirte e em Bani Walid, ao sul.

A leste de Sirte, dezenas de caminhonetes do CNT carregando canhões antiaéreos e combatentes armados avançavam até 10 km da cidade, disseram jornalistas da Reuters.

"Há uma forte resistência nos arredores de Sirte e há franco-atiradores de Kadafi, mas se Deus quiser entraremos em Sirte hoje à noite", disse o combatente do CNT Emad al-Amamy à Reuters. Mas essa é uma esperança que foi frustrada muitas vezes nas últimas semanas.

A oeste da cidade, forças do CNT retrocederam no domingo, dizendo que era para abrir caminho para o ataque aéreo da OTAN. Vários civis em carros carregados de pertences pessoais continuavam a deixar a cidade para o leste e o oeste. Combatentes do CNT os inspecionavam, procurando partidários de Kadafi.

Grupos de ajuda internacional exigem acesso. "Estamos muito preocupados com as pessoas dentro e perto de Bani Walid e Sirte", disse George Comninos, que lidera o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) na Líbia, em um comunicado.

"Reservas de alimentos e medicamentos estão acabando nas duas cidades. Estamos recebendo muitos pedidos para ajudar os feridos e ajudar os civis em geral", acrescentou.

Combatentes do CNT e pessoas que fugiram de Sirte alegaram que os combatentes pró-Kadafi estavam tentando evitar que os civis saíssem da cidade, usando-os como escudos humanos.

"As forças de Kadafi cercaram a área, a isolaram atirando nas pessoas," disse um homem chamado Youssef, que saía de Sirte com sua esposa. "Há muita gente que quer sair mas que não consegue."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade