PUBLICIDADE

Mundo

Surto do vírus Ebola mata 14 pessoas em Uganda, segundo OMS

28 jul 2012 - 12h53
(atualizado às 19h17)
Compartilhar

Um surto do mortífero vírus Ebola matou 14 pessoas em Uganda, mas as autoridades estão tomando providências para conter a doença, caracterizada por uma febre hemorrágica, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) neste sábado.

Não existe vacina ou tratamento contra o Ebola, que é transmitido por contato pessoal e, dependendo da cepa, mata até 90% dos que contraem o vírus.

O representante da OMS em Uganda, Joaquim Saweka, disse que o surto só foi confirmado na sexta-feira, embora infecções suspeitas de serem causadas pelo Ebola tenham surgido no início de julho no distrito de Kibale, cerca de 170 quilômetros a oeste da capital, Kampala.

"Há um total de 20 pessoas suspeitas de terem contraído o Ebola e 13 delas morreram", afirmou Saweka.

"Uma equipe de especialistas, do governo, da OMS e do Centro de Controle de Doenças, dos Estados Unidos, está no local e acompanha todos os casos suspeitos e todas as pessoas que entraram em contato com os pacientes", acrescentou.

Segundo Saweka, ainda não foi confirmada a origem do surto, mas 18 dos 20 casos parecem ter surgido numa mesma família.

Kibale fica perto da República Democrática do Congo (RDC), onde o vírus surgiu em 1976 e foi batizado com o nome do rio Ebola. Os sintomas incluem febre súbita intensa, fraqueza, dor muscular, de cabeça e de garganta, seguida de vômitos, diarreia, erupções cutâneas, prejuízo às funções renais e hepáticas e hemorragia interna e externa.

O Ebola havia sido identificado pela última vez em Uganda em maio do ano passado, tendo causado a morte de uma menina de 12 anos. O pior surto no país ocorreu em 2000, quando 450 pessoas foram infectadas, das quais mais da metade morreu.

Desde 1976 quinze epidemias e surtos foram registrados na África, afetando mais de 1,8 mil pessoas. Segundo a OMS, mais de 1,3 mil pessoas morreram.

Com informações da Reuters e da AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade