PUBLICIDADE

África

Surto de Ebola pode afetar até 20 mil pessoas, diz OMS

A OMS anunciou nesta quinta-feira que o número total de mortes é de 1.552 até o dia 26 de agosto

28 ago 2014 - 07h52
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Epidemia já deixou mais de 1.550 <span style="font-size: 15px;">mortos até o dia 26 de agosto, segundo a OMS</span></p>
Epidemia já deixou mais de 1.550 mortos até o dia 26 de agosto, segundo a OMS
Foto: Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que o vírus do Ebola poderá afetar até 20 mil pessoas, mas espera deter o avanço da doença nos próximos três meses.

"O número total de casos de febre hemorrágica pelo vírus Ebola pode superar 20 mil", afirma a OMS, que no entanto espera deter o aumento de novos casos em três meses e "deter qualquer transmissão residual em seis a nove meses".

A agência de saúde da ONU divulgou um plano estratégico para combater o surto em quatro países da África Ocidental.

"Esse planejamento assume que em muitas áreas de intensa transmissão o número real de casos pode ser de duas a quatro vezes maior do que o relatado atualmente. O plano reconhece que o número agregado de casos de Doença do Vírus Ebola pode ultrapassar os 20 mil no decorrer desta emergência", disse a ONU.

O surto mortal do vírus começou na Guiné em março e se espalhou pelas vizinhas Libéria e Serra Leoa, assim como pela Nigéria, o que exige uma imensa e coordenada resposta internacional, disse a OMS.

Um outro surto de Ebola na República Democrática do Congo, identificado como sendo de uma cepa diferente, não foi incluído na estimativa.

A OMS anunciou nesta quinta-feira que até 26 de agosto morreram 1.552 pessoas das 3.069 que contraíram o vírus Ebola em quatro países da África ocidental.

O balanço anterior da organização, que destaca um avanço de forma acelerada da epidemia, registrava a morte de 1.427 pessoas e 2.615 casos de Ebola até 20 de agosto.

Com informações da AFP e Reuters.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade