PUBLICIDADE

África

Soldado é morto por homens armados na província egípcia do Sinai

7 jul 2013 - 18h04
(atualizado às 18h41)
Compartilhar

Homens armados atacaram neste domingo uma barragem militar ao norte da península egípcia do Sinai, matando um soldado, informaram fontes policiais.

O ataque ocorreu nas proximidades da cidade de El-Arich, onde militantes islamitas invadiram na noite da última sexta-feira a sede do governo do Norte-Sinai e hastearam a bandeira do movimento.

Ainda na sexta-feira, cinco policiais foram mortos por homens armados na península, pouco depois da morte de um soldado. A região fronteiriça com a faixa de Gaza e Israel, no nordeste do Egito, é conhecida por sua instabilidade.

Os episódios violentos ocorrem no momento em que simpatizantes e opositores ao presidente deposto Mohamed Mursi fazem manifestações em todo o país. Na sexta-feira, os protestos deixaram diversas pessoas feridas.

Muitos islamitas fizeram ameaças públicas de violência em represália ao golpe de Estado contra Mursi, membro da Irmandade Muçulmana e alvo de inúmeras manifestações. Mesmo assim, os ataques ainda não tiveram autoria reivindicada.

A região do Sinai vive uma grande instabilidade desde a queda do ex-presidente Hosni Mubarak, no início de 2011. Majoritariamente povoado por beduínos que estão há anos em conflito com o poder central, o Sinai também abriga islamitas radicais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade