PUBLICIDADE

África

Serra Leoa: 2,5 milhões são confinados em combate ao ebola

Em Serra Leoa, o ebola matou 3,7 mil até agora. Na Líbéria foram registradas 4,2 mil mortes. Outras 2,2 mil ocorreram na Guiné

19 mar 2015 - 19h26
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Menina aguarda a decolagem de um helicóptero em Koidu, no leste de Serra Leoa, no ano passado. 18/12/2014
Menina aguarda a decolagem de um helicóptero em Koidu, no leste de Serra Leoa, no ano passado. 18/12/2014
Foto: Baz Ratner / Reuters

Governo determina que moradores de áreas mais afetadas fiquem três dias em casa, a fim de evitar propagação do vírus e controlar a doença antes do período de chuvas. Mortos na África Ocidental passam de 10,2 mil.

O governo de Serra Leoa determinou nesta quinta-feira (19) que 2,5 milhões moradores das principais áreas afetadas pelo ebola – na capital, no norte e oeste do país – fiquem confinadas em casa durante três dias para evitar a propagação do vírus.

Segundo o diretor do Centro Nacional de Luta contra o Ebola, Palo Conteh, o confinamento acontecerá entre os dias 27 e 29 de março e será semelhante ao realizado em setembro passado, em todo o país.

OMS celebra enfraquecimento do Ebola:

A resolução foi anunciada depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, na quarta-feira, que o número de mortes pelo vírus desde o início do surto, em dezembro de 2013, já chegou a 10,2 mil nos três países da África Ocidental mais afetados – Serra Leoa, Guiné e Libéria. Mais de 24,3 mil pessoas foram contaminadas.

Em Serra Leoa, o ebola matou 3,7 mil até agora. Na Líbéria foram registradas 4,2 mil mortes. Outras 2,2 mil ocorreram na Guiné.

O número de casos, no entanto, vem diminuindo nos últimos meses, apesar de um pico registrado na Guiné recentemente ter voltado a soar o alerta para reforço das medidas preventivas.

"Se não controlarmos isso agora, antes do período de chuvas, será um show de horrores. Muita gente ainda não segue as regras básicas", disse um agente de saúde de Serra Leoa que pediu para não ser identificado. O período de chuvas começa em maio.

Veja como o Ebola ataca o organismo:

Segundo a OMS, a luta contra o vírus poderá ficar bastante complicada quando as primeiras fortes chuvas caírem, pois elas acabam impedindo o acesso a várias áreas afetadas.

Um estudo do Banco Mundial estima que, até ao final deste ano, os países mais atingidos pelo vírus sofrerão um impacto financeiro de 26 bilhões de euros.

O vírus do ebola é transmitido por contato direto com o sangue, secreções ou fluidos corporais de pessoas infectadas. Ainda não existe tratamento para a doença, nem vacina certificada.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade