PUBLICIDADE

África

Sequestradores dizem que há 7 reféns ocidentais vivos

17 jan 2013 - 15h46
(atualizado às 15h53)
Compartilhar

Entre os reféns com cidadania de países do Ocidente que foram sequestrados na quarta-feira em um campo de tratamento de gás na Argélia, sete continuam vivos, informou nesta quinta-feira a agência privada mauritana "ANI", que cita um dos sequestradores.

Os reféns vivos são três belgas, dois americanos, um japonês e um britânico, disse o porta-voz do grupo terrorista, que desde ontem mantém contato com a agência de notícias mauritana.

O ataque e sequestro foram reivindicados pela célula dos "Signatários com Sangue", pertencente à "Brigada dos Mascarados", o grupo dirigido por Mojtar Belmojtar, que se desvinculou da Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) para criar seu próprio grupo.

O porta-voz informou anteriormente que 35 sequestradores e 15 islamitas morreram após o bombardeio que o exército argelino efetuou nesta quinta contra o campo de tratamento de gás quando os sequestradores tratavam de levar os reféns para um lugar mais seguro.

No entanto, o porta-voz não revelou a nacionalidade dos sequestrados que, segundo ele, morreram.

Por outro lado, pediu à empresa proprietária do campo de tratamento (a argelina Sonatrach) a intervir para cuidar dos feridos, mesmo não sabendo a quantidade exata.

A agência oficial argelina "APS" informou que o exército da Argélia libertou nesta quinta cerca de 600 trabalhadores argelinos sequestrados e dezenas de cidadãos estrangeiros, mas não deu detalhes sobre as circunstâncias.

A agência "ANI" disse que perdeu o contato com o interlocutor dos sequestradores, justo depois que o Exército argelino bombardeou os arredores do local do sequestro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade