PUBLICIDADE

África

Seguidores de Mursi fazem protestos perante iminente ação policial no Cairo

11 ago 2013 - 17h10
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Os seguidores do presidente deposto do Egito, o islamita Mohammed Mursi, manifestaram-se neste domingo novamente nas ruas do Cairo, entre notícias de que a operação policial contra seus acampamentos está prestes a ser realizada.

As passeatas saíram de várias zonas da capital com destino aos acampamentos islamitas de Rabea al Adauiya e Al-Nahda, segundo informou a Coalizão para a Defesa da Legitimidade, que inclui os grupos partidários de Mursi.

A nota da aliança afirmou que os protestos ocorrem "enquanto milhões de defensores da legitimidade prosseguem em todas as praças da liberdade, especialmente nas de Rabea al Adauiya e Al-Nahda".

Fontes de segurança revelaram à Agência Efe que as medidas para dissolver estes dois acampamentos estão previstas para começar nas próximas horas e que em um prazo entre sete e dez dias elas deverão estar totalmente evacuadas.

O plano prevê uma ação policial para cercar Rabea al Adauiya e Al-Nahda, que iria se estreitando gradualmente. Além disso, serão feitos novos pedidos para que os manifestantes deixem as praças e a entrada de mais pessoas e alimentos ficará proibida, segundo as fontes.

A operação poderia ser adiada se a mediação anunciada pelo grande imã de Al-Azhar, a mais prestigiada instituição muçulmana sunita do mundo, o xeque Ahmed al Tayyip, obtiver algum resultado.

As autoridades defendem um roteiro que prevê uma emenda à Constituição e a realização de eleições presidenciais e parlamentares, enquanto os seguidores de Mursi exigem que este retome o poder.

Na quarta-feira passada, a presidência deu por concluído os esforços diplomáticos para encontrar uma solução à crise e o governo pediu aos islamitas que abandonem "rapidamente" os acampamentos no Cairo.

Ao que parece, as autoridades esperam o fim da festividade muçulmana de Eid ul-Fitr, que termina hoje, para iniciar uma eventual ação policial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade