PUBLICIDADE

África

Representante da UE se reuniu com Mursi no Egito, diz porta-voz

30 jul 2013 - 04h58
(atualizado às 05h09)
Compartilhar
Exibir comentários

A alta representante da União Europeia (UE), Catherine Ashton, se reuniu na noite de ontem com o deposto presidente egípcio Mohammed Mursi, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma porta-voz da delegação da UE no Cairo.

O encontro de Ashton com Mursi, retido pelo Exército em um lugar desconhecido, durou duas horas, acrescentou a porta-voz oficial da alta representante, Maja Kocijancic, que não apresentou mais detalhes.

Em sua página no Twitter, a porta-voz se limitou a dizer que as conversas entre a chefe da diplomacia europeia e Mursi foram "profundas". No entanto, ainda hoje, Catherine deve oferecer uma entrevista coletiva para dar mais detalhes sobre essa reunião.

Antes da coletiva prevista, a alta representante da UE também deverá se reunir com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby.

Essa é a segunda viagem de Catherine à capital egípcia desde o último dia 3 de julho, quando as forças armadas derrubaram Mursi com um golpe formado a partir dos grandes protestos que defendiam eleições presidenciais antecipadas no país.

De imediato, segundo o cronograma anunciado anteriormente, a visita da alta representante da UE deveria ser encerrada ontem, mas, por conta da gravidade da situação, a mesma acabou sendo prorrogada para Catherine seguir com suas consultas.

Em sua viagem anterior, na última semana, a chefe da diplomacia da UE expressou que queria ter visto Mursi e, inclusive, pediu sua libertação, assim como a de outros presos políticos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade