PUBLICIDADE

Mundo

Rebeldes tentam tomar Gao, principal cidade do norte de Mali

31 mar 2012 - 08h43
(atualizado às 10h16)
Compartilhar

Os rebeldes tuaregues penetraram neste sábado em Gao, principal cidade do norte de Mali, onde eram ouvidos tiros e explosões, indicou à AFP uma fonte administrativa local.

"São ouvidos tiros de armas pesadas. Também vimos helicópteros do exército decolando para disparar", disse Mahamane Diakité, conselheiro do governo de Gao, por telefone à AFP.

"Os rebeldes tuaregues entraram na cidade", acrescentou Diakité, confirmando as informações de outras fontes. "Os rebeldes tuaregues tentam tomar a cidade e o exército defende suas posições com helicópteros", disse um morador do norte de Gao, situada cerca de 1 mil km a noroeste de Bamako.

Em Gao encontra-se o estado-maior do exército malinês para toda a região do norte. Na sexta-feira, rebeldes tuaregues e grupos islamitas armados se apoderaram da estratégica cidade de Kidal, no nordeste de Mali.

Kidal foi tomada pelo grupo armado islamita Ansar Dine, apoiado pelo Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA), o principal grupo tuaregue, e por elementos da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI). Quase todo o nordeste de Mali, com exceção das cidades de Gao e Tombuctú, está agora em mãos rebeldes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade