PUBLICIDADE

África

Projeto futurista tunisiano ganha hospital em forma de barco

Complexo contará com clínicas locais e internacionais, uma faculdade de medicina e laboratórios

30 set 2014 - 15h38
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O complexo ter&aacute;&nbsp;quatro arranha-c&eacute;us e ficar&aacute;&nbsp;situado em cima de um lago artificial a ser constru&iacute;do&nbsp;na nova cidade</p>
O complexo terá quatro arranha-céus e ficará situado em cima de um lago artificial a ser construído na nova cidade
Foto: Twitter

Um bilionário russo desenhou um enorme hospital em forma de barco para a Tunisia Economic City, (A Cidade Econômica da Tunísia, em tradução livre), prevista em uma mega projeto urbanístico que visa o desenvolvimento econômico da região.  O projeto que inclui uma praia e uma metrópole moderna e sustentável abrigará 500 mil pessoas e fornecerá 250 mil postos de trabalho depois de concluído, daqui a 15 anos. 

Vasily Klyukin, de 38 anos, garante que o White Sails Hospital and Spa (O Hospital e Spa Velas Brancas, em tradução livre) será o "hospital mais agradável do mundo". Médicos e enfermeiros terão de usar unifoemes de marinheiros, já que o conceito prevê que os apcientes se sintam como hóspedes de um cruzeiro.

Com quatro arranha-céus, o complexo médico ficará situado em cima de um lago artificial que será construído na nova cidade, que está sendo desenvolvida em etapas pelo governo tunisiano.

Klyukin, que fez fortuna como co-fundador do banco russo Sovcombank, contou que a ideia do projeto surgiu das suas frequentes idas ao hospital para checar a saúde antes de viajar ao espaço com a companhia aeroespacial Virgin Galactic em 2015. "Eu não sentia nem um pouco de alegria quando me aproximava daquele prédio branco. Mas eu gostaria de mostrar às pessoas um hospital onde não não há espaço para o medo", explica.

The White Sails Hospital and Spa está sendo construído pela companhia de engenharia internacional Thornton Tomasetti e contará com várias clínicas locais e internacionais, uma faculdade de medicina, laboratórios e instalações para a prática de exercícios físicos.

De acordo com os idealizadores da Cidade Econômica da Turquia (que conta com um orçamento de 50 bilhões de dóalres), esse será um dos primeiros prédios a serem construídos, na "área médica" da cidade. Distritos também foram desenhados para atender outros setores como mídia, esportes, negócios, finanças, universidades e indústrias. Uma nova "Cidade Velha" também está sendo construída na cidade norte-oriental da Enfedha, pra simbolizar a "fusão do passado com o futuro".

Todo o projeto foi inspirado na constução da cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e tem como principal meta impulsionar o turismo na Tunísia, bem como o comércio internacional, as finanças, a mídia, além de captalizar a indústria do turismo médico.

Ele foi revelado no início deste mês por Mustapha Bin Jaafar, presidente da Assembleia Constituinte da Tunísia, que chegou ao poder após a Primavera árabe, em 2011, quando o presidente Zine El Abidine Ben Ali foi derrubado. 

O presidente enfatizou a criação de empregos e outros benefícios para o povo tunisino e classificou a Cidade Econômica da Tunísia como "uma necessidade", em resposta às críticas sobre os gastos com o projeto. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade