PUBLICIDADE

África

Procuradoria egípcia ordena prisão preventiva de mais de 300 muçulmanos

19 ago 2013 - 16h13
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A Procuradoria-Geral do Egito ordenou nesta segunda-feira a detenção preventiva durante 15 dias de mais de 360 membros da Irmandade Muçulmana por supostamente participarem e incitarem a violência nos protestos de sexta-feira no Cairo. Segundo a imprensa estatal, estão entre os detidos após os distúrbios que aconteceram perto da delegacia do bairro de Al Ezbekiya e na mesquita Al Fateh da praça Ramsés no Cairo.

Eles são acusados de "pertencer a uma quadrilha que pretende prejudicar a segurança pública através do terrorismo, do assassinato, da posse de armas e explosivos e da resistência às autoridades". Além disso, são acusados do fechamento de estradas, incêndio, sabotagem de propriedades públicas e privadas e ocupação de lugares de interesse publico. A Procuradoria também ordenou ainda a detenção preventiva do imã da mesquita de Al Fateh.

A praça de Ramsés, onde fica a mesquita Al Fateh, foi palco de confrontos violentos no fim de semana passado entre os serviços de segurança e seguidores da Irmandade Muçulmana que protestavam contra o desmantelamento de seus acampamentos nas praças Rabea al Adauiya e Al-Nahda, no Cairo.

No sábado, a polícia egípcia invadiu violentamente a mesquita do Fatah onde se refugiavam centenas desses manifestantes, que precisaram ser protegidos de uma multidão de civis exaltados que pretendiam linchá-los.

Por sua vez, a procuradoria da cidade de Al Mansura (norte) ordenou a detenção preventiva durante 15 dias de seis dirigentes locais da Irmandade Muçulmana por "pertencer a grupos que agem para prejudicar a segurança publica e prejudicar a economia".

Enquanto, outros quatro dirigentes da Irmandade na província de Al Garbiya, no delta do Nilo, foram detidos por seu suposto envolvimento em distúrbios nessa província, que deixaram quatro mortos e 70 feridos, segundo a agência oficial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade