PUBLICIDADE

África

Presidente egípcio vota na segunda fase de eleições legislativas

22 nov 2015 - 09h56
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, votou neste domingo nas eleições legislativas, que definirá o primeiro parlamento desde a dissolução do anterior, há três anos.

Al Sisi votou no colégio eleitoral Escola Masr al Chedida, no bairro de Heliópolis, no Cairo, às 9h (5h em Brasília), logo após a abertura das urnas.

O líder cumprimentou os funcionários do centro de votação e saiu sem fazer declarações.

Também votou no mesmo colégio o primeiro-ministro, Sherif Ismail, que destacou o bom andamento do processo eleitoral e mostrou otimismo de que haverá mais participação nesta segunda fase do processo eleitoral.

A segunda fase das eleições parlamentares vai até amanhã em 13 províncias do país, depois de os egípcios das outras 14 regiões terem votado em outubro.

A falta de concorrência política real, assim como o complicado sistema eleitoral e o saturação dos cidadãos após oito eleições desde 2011, fez com que a participação na primeira fase não superasse os 26%.

Mais de 28 milhões de eleitores têm direito a votar nesta segunda fase, que inclui a capital, o Delta do Nilo, o Canal de Suez e a Península do Sinai.

Nesta etapa serão definidas 60 cadeiras, reservadas aos partidos políticos, e 222 aos candidatos individuais, para completar a formação da câmara, que possui 596 assentos.

A coalizão "Por amor ao Egito", simpática a Al Sisi e de tendência patriota, deve conquistar todas as cadeiras destinados às listas de partidos políticos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade