PUBLICIDADE

África

Presidente do Zimbábue sanciona nova Constituição

22 mai 2013 - 07h37
(atualizado às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, sancionou uma nova Constituição nesta quarta-feira em substituição a um documento de 33 anos criado nos últimos dias do domínio colonial britânico, abrindo caminho para eleições neste ano.

A Constituição, aprovada por maioria esmagadora num referendo em março, reduz os poderes do presidente e impõe um limite de dois mandatos. No entanto, a lei não se aplica retroativamente, e Mugabe, 89 anos, pode buscar estender seus 33 anos no poder por mais uma década.

Um radiante Mugabe, acompanhado pelo primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, seu principal rival político, e do vice-presidente Joice Mujuru, assinou várias cópias da carta na Casa do Estado, na capital Harare. Assessores e outros políticos presentes ao evento irromperam em aplausos no momento em que o líder largou a caneta.

A Constituição foi formada como parte de um acordo de partilha de poder entre Mugabe e Tsvangirai após eleições contestadas e violenta em 2008. O Parlamento de coalizão de cinco anos formado sob o mesmo acordo expira em 29 de junho, e as eleições parlamentares e presidenciais devem acontecer dentro de 90 dias a partir dessa data.

No entanto, muitos obstáculos permanecem, inclusive buscar os estimados US$ 130 milhões necessários para financiar a eleição e chegar a um acordo sobre monitores externos. O governo do Zimbábue rejeitou ofertas da ONU ou a assistência de doadores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade